O milho verde talvez seja o alimento mais versátil que a natureza nos oferece. Com o milho verde podemos fazer suco, pamonha, cural, polenta, bolo, cuscuz, pipoca e muito  mais. É por isso que o Recanto da Pamonha de Atibaia se especializou em produzir diversas comidas com este ingrediente tão especial. Mas você conhece as qualidades que o milho traz para a nossa saúde? Vamos conhecê-las abaixo:

1. Ajuda a manter nosso corpo jovem e nos protege contra a osteosporose

O milho possui uma grande quantidade de vitamina C, que ajuda a combater o envelhecimento da pele e auxilia o sistema imune. É uma vitamina que colabora com a saúde dos nossos dentes. o milho também possui vitamina A, excelente para a saúde da nossa pele.

2. É um ótimo aliado para quem quer emagrecer

Possui fibras naturais que provocam saciedade em nosso organismo, diminuindo a fome ao longo do dia. Possui em média 70% de água em sua composição, isso ajuda no emagrecimento também.

3. Fortalece o sistema imunológico

Rico em carotenoides, ajuda a proteger o sistema imunológico. Esta substância é responsável pela cor amarela do milho, fortalece nossa resistência, ajudando o sistema imunológico.

4. Reduz o colesterol e também a hipertensão

Por não ter glúten e ser um cereal rico em fibras, o milho é excelente para reduzir as taxas de colesterol e auxilia também pessoas que sofrem de hipertensão, mas atenção, pessoas hipertensas devem maneirar na quantidade de sal nos alimentos, inclusive no milho.

5. Garante energia

O milho é rico em carboidratos, o que representa uma ótima fonte de energia para realizar suas atividades diárias.

6. Ajuda a melhorar o trânsito intestinal

Mais uma vez devido as fibras, o milho o milho costuma fazer milagres em pessoas que sofrem com o intestino preso ou querem melhorar o trânsito intestinal. Uma parte das fibras não são digeridas, o que você já deve ter reparado, com isso ele atua como uma esponja, que limpa os resíduos do nosso organismo.

7. Auxilia na Prevenção do Alzheimer, Câncer e doenças cardiovasculares

O milho possui fitonutrientes e tiamina, que ajudam na prevenção dessas e outras doenças com o consumo do milho.

8. Reduz o risco de desenvolver Diabetes tipo II

Olha só, para pacietes que não dependem de insulina, o milho ajuda a manter a saúde e atua impedindo que a pessoa desenvolva o tipo 2 de diabetes. Mais uma vez, devido aos fitoquímicos, atua regulando a produção de insulina no corpo, o que proporciona a redução de picos de açúcar  no sangue.

9. Ajuda a prevenir doenças nos olhos

Possui antioxidantes como luteína e zeaxantina que protegem a mácula ocular. Conhecidos como pigmentos maculares, presentes na parte interna da retina. Protegem os olhos da luz, reduzindo riscos da degeneração ocular e também atua contra a catarata.

Rico em betacaroteno, responsável pela produção da vitamina A em nosso organismo o milho auxilia muito na manutenção da boa visão.

Mais curiosidades do milho

O milho da pipoca é o mais rico em fibras, fósforo, magnésio e zinco. Já o milho verde concentra maiores taxas de ácido fólico, niacina, vitamina B6 e várias outras vitaminas.